22/12/2010

Conhece as tradições de Natal Algarvias?

O Natal no Algarve em tempos passados...

O presépio tradicional do Algarve nada tinha a ver com o cenário da gruta de Belém a que o resto do país chama presépio.

Aqui fazia-se uma espécie de trono em degraus, onde se colocava no lugar mais alto, a imagem do Menino Jesus. Pelos degraus do trono, dispersavam-se as “searinhas” alternadas com laranjas, tangerinas e velas, que se deixavam acesas durante toda a noite.

Este era o presépio mais tradicional, embora surgissem outras variantes ao gosto de cada um, fruto da imaginação e utilizando os materiais que a natureza oferecia a como cortiça. O mesmo género de presépio encontra-se na ilha da Madeira, tomando ali o popular nome de «lapinha».

As searinhas eram semeadas a 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, colocando alguns grãos de trigo, milho, centeio ou alpista em pequenos pires de louça ou de barro. Mal germinavam, eram cuidadosamente mantidas até ao Natal e usadas para decorar o presépio.
No Dia de Reis, as searinhas eram transplantadas, com votos de boas colheitas para o ano novo que se aproximava, nunca dando espiga. Só se aproveitavam as palhas que, segundo a crença popular ajudavam a curar diversas dores.

A tradição de comer bacalhau no Natal, cozido com batatas e couves, só chegou em tempos mais recentes, e, quando havia bacalhau, era guisado ou com molho de salsa. O que se comia no Algarve ao almoço no dia de Natal era galinha de cabidela com batatas ou galinha cerejada, acompanhada por fatias de pão caseiro, e carne de porco frita, com amêijoas e berbigões abertos na chapa. O ensopado de galo também era um prato típico da quadra, tal como o bacalhau guisado, o arroz cozido no caldo do guisado e o repolho.

Seguiam-se os tradicionais doces fritos - as filhós, os pastéis de batata-doce ou azevias e as fatias douradas.

Que tradições de Natal existiam – ou existem - na sua região?

No comments:

Post a Comment