12/01/2011

Quer saber um segredo?

Este ano, para além de encontrar no nosso blogue as habituais informações sobre o Suite Resort Monte Santo, as nossas novidades e ofertas especiais, acontecimentos e eventos no Algarve, poderá contar, todos os meses, com a revelação de um “segredo”…

Seguindo o mote de promoção da nossa região Algarve, o Segredo mais Famoso da Europa!” iremos todos os meses, “revelar um segredo” - um local ou algo especial, que aconselhamos vivamente que experimente ou descubra aquando da sua próxima vinda ao Algarve! E tentaremos, sempre que possível, ilustrar com vídeos e fotografias, para que possa começar desde logo “a desvendar” o segredo por si!

Para começar, vamos apresentar o Sítio das Fontes, um local de rara beleza natural e ecológica, utilizado desde sempre pelas populações locais, para piqueniques, actividades de lazer, comemoração de datas festivas e por todos aqueles que apreciam o contacto estreito com a Natureza.

SEGREDO DE JANEIRO… SÍTIO DAS FONTES, ESTÔMBAR

O Sitio das Fontes localiza-se ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do rio Arade, perto da Vila de Estômbar, Concelho de Lagoa. Aqui, foi criado o Parque Municipal do Sítio das Fontes, instalado num terreno com cerca de 18 ha, pertencente ao Município de Lagoa.


A zona de merendas e o parque infantil são ideais para uma tarde de brincadeiras em família

Desde que foi adquirido o terreno onde se encontra instalado o Parque, em 1989, foram recuperadas algumas estruturas como o moinho de maré e a sua caldeira, a casa do moleiro, o antigo sistema de rega, etc., enquanto outras, como o edifício da recepção, casa do guarda, sanitários, o anfiteatro ao ar livre, a zona de merendas, parque infantil, o percurso de manutenção e um pequeno embarcadouro foram construídos de raiz.

Mais recentemente foi construído o Centro de Interpretação da Natureza, aproveitando a existência de um antigo edifício rural, localizado numa zona privilegiada do Parque.

Natureza e história num só local com vista privilegiada para o Rio Arade
O Sítio das Fontes é um local bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica - o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e nascentes de água. E no Verão, aos mais aventureiros até a “piscina” do moinho de água convida a um mergulho!

É também importante do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no "Livro do Almoxarifado de Silves" do sé. XV.

Se procura um local sossegado para um piquenique, um “safari fotográfico”, jogging, um passeio de caiaque, uma tarde romântica ou para divertidas brincadeiras com os mais pequenos num parque infantil ao ar livre com o Rio Arade como pano de fundo, o Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar é um local que não vai poder deixar de descobrir!

Veja agora um pequeno vídeo sobre Sítio das Fontes.

Já conhecia o Sítio das Fontes?

Fonte: www.municipiodelagoa.net

No comments:

Post a Comment