20/01/2011

SABIA QUE… 2011 é o Ano Internacional das Florestas?


Como também temos uma perspectiva ecológica e preocupação pelo meio ambiente que nos rodeia, resolvemos no post desta semana, falar sobre Ecologia, nomeadamente, sobre o facto de 2011 ser o Ano Internacional das Florestas, depois de 2010 ter sido o Ano Internacional da Biodiversidade.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2011, o Ano Internacional das Florestas com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de gestão sustentável, conservação, e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.

O tema é “Florestas para o Povo” e para isso a ONU criou um site oficial onde se pode encontrar toda a informação sobre as acções de sensibilização que irão celebrar o Ano Internacional da Florestas.

As florestas são muito importantes pois ocupam 30% da área terrestre e constituem abrigo para 80% da biodiversidade terrestre. Albergam ainda cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

No meio de tantas notícias menos boas, as notícias do mundo da floresta até têm sido felizmente, positivas, nomeadamente no que diz respeito à redução, em 60%, nos últimos cinco anos, da desflorestação da Amazónia, a maior floresta tropical do planeta. Em Portugal, por sua vez, a floresta cresceu quase 75% no último século, com as três espécies mais representativas – pinheiro, montado de sobro e eucalipto – a encontrarem um equilíbrio, adiantou o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro.

“É possível e desejável, para um país como Portugal”, que apresenta uma taxa de 39% de ocupação de solo pela floresta e armazena o equivalente a 279.519 toneladas de CO2, “que este recurso florestal seja cada vez mais potenciado e utilizado numa diversidade que se pretende equilibrada”, defendeu o responsável, numa entrevista à agência Lusa, citada pelo site Planeta Azul.

Boas notícias!

Há quanto tempo não passeia numa floresta ou simplesmente dá um passeio pelo campo, ao ar livre?

No comments:

Post a Comment